Uma noite de cinema, sustentabilidade, diversão e pipoca com o @cinesolar encantou crianças, familiares e o público presente na noite de ontem, 26, no Ginásio Elisiane Costa dos Santos.
A equipe da SMEC esteve prestigiando o evento, assim como a turma de alfabetização do EJA, junto à professora Carla Speth. Foram exibidos na 1° sessão alguns curtas-metragens e na 2° sessão, o filme Meu Malvado Favorito 4.
Os presentes também visitaram o furgão do Cine Solar, uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz. O veículo é adaptado com as placas fotovoltaicas no teto e carrega todo o cinema: as cadeiras e banquetas, os sistemas de conversão de energia e armazenamento, de som e projeção e a tela. Suas luzes coloridas, a decoração de material reciclado e os objetos com princípios de magnetismo e eletricidade (laser e bola de plasma) ensinam, de forma lúdica, como a luz do sol se transforma em energia elétrica.
O Projeto CineSolarzinho é viabilizado pela Lei Rouanet – Incentivo a Projetos Culturais, com patrocínio da RGE CPFL ENERGIA, e a realização da sessão em Salto do Jacuí teve apoio da Administração Municipal, por meio da Secretaria de Educação e Cultura.
A Secretária de Educação e Cultura, Elisângela Rabuske, agradeceu toada a equipe envolvida e responsável pela atividade realizada com os saltojacuienses.
Ações e projetos como o Cine Solar são de extrema importância, pois disseminam cultura e conscientizam sobre práticas de desenvolvimento sustentável através de oficinas de educação ambiental por onde passam.
Fotos: Lucas Rosendo/CineSolar
Informações: Imprensa Cine Solar.
Comunicação/Prefeitura Municipal de Salto do Jacuí.
